O que é e-mail marketing?

“O e-mail marketing define o envio de e-mails para uma base de dados ou contatos, como seus potenciais clientes ou existentes. É considerado uma estratégia de comunicação digital e entra em uma das ações de Marketing direto.”

O e-mail concentra-se no envio de uma mensagem para conquistar novos clientes, desenvolver relacionamentos com os já existentes, criar lealdade, interagir com contatos, aumentar vendas, criar confiança em um serviço ou produto, confirmar um pedido de compra, entre outros.

Hoje em dia, existem infinitos canais de comunicação que podes incorporar na tua estratégia de marketing digital, e que lhe dará resultados favoráveis ​​para a tua empresa ou negócio, um deles é o e-mail marketing.

No último ano, estabeleceu-se como um importante meio de comunicação, que também cria um vínculo significativo e rápido com o usuário ou potencial cliente.

Hoje é impossível ter um negócio sem ter que recorrer a e-mails!
Então, se dentro da tua estratégia de marketing digital tu ainda não implementaste esta ferramenta online, este post é para ti.

Além disso, para teus clientes atuais, pode ser uma estratégia que ajudará a agregar valor à tua empresa, criando uma comunicação muito mais próxima e pessoal com eles.

Desde e-mails de confirmação de pedidos até boletins informativos, eles são essenciais para o gerenciar e o crescimento de negócios.

Neste guia para iniciantes, eu explico tudo o que há para saber, de uma forma simples, sobre email marketing.

Quais são teus objetivos, por onde podes começar, os diferentes tipos de e-mails que devem ser enviados e os diferentes aspectos que devem ser levados em conta.

Digital Tugas - O que é E-mail Marketing - Imagem de Destaque

Por que usar o email marketing na tua estratégia de marketing?

O email não é novo. Pelo contrário, é uma das primeiras mídias digitais a aparecer. Mas longe de ser antigo, o e-mail marketing ainda é relevante. Devido à sua alta acessibilidade, pode atingir uma variedade de públicos.

As mensagens de qualidade que envias são enviadas diretamente para a caixa de correio dos teus destinatários, o que permite que estejas presente no dia-a-dia de cada uma delas.

Portanto, o e-mail está envolvido em cada estágio do relacionamento com o cliente: nutrir leads, converter, mas também na geração de lealdade.

O email marketing ajuda-te a atingir teus objetivos de marketing e crescimento.

É um suporte que te permite que atinjir teus objetivos para te tornares conhecido, te posicionares como um especialista e vender seus produtos e serviços.

Além de ajudar-te com tuas metas de marketing, esses são os principais aspectos do marketing por e-mail:

Converte 3 vezes mais que as redes sociais.
Quando é usado corretamente, a conversão de uma campanha de email
é muito maior do que nas Redes Sociais, e é por isso que é uma das ferramentas favoritas dos profissionais de marketing.

É considerado um dos canais mais lucrativos do marketing online, mas é necessário ter uma estratégia de conteúdo clara e concisa que forneça valor.

Personalização

O envio em massa também é uma oportunidade de falar diretamente com teu público, fazendo uma conexão que dá uma sensação de distinção e preferência ao destinatário.

É uma característica fundamental ter porcentagens de abertura positivas.

Aumentar as vendas cruzadas ou promover o aumento de vendas

Pode ser que o destinatário já seja um dos teus clientes, mas não conheça a gama completa de produtos ou serviços que tens para oferecer.

Por exemplo, ao enviar um boletim informativo mensal, podes recomendar outros produtos que possuis, promover a atualização de um produto ou incluir complementos, se aplicável.

Acessível

Em comparação com outros canais eletrônicos, é um dos mais econômicos, permitindo minimizar os gastos de forma eficaz.

Se considerarmos que é um canal direto, personalizado e, além disso, o conteúdo pode ser programado, seu preço é relativamente baixo, tornando-se um favorito de marcas e empresas.

Mantém-te na mente dos teus consumidores

Na maioria das vezes em que um cliente não volta para consumir um produto ou serviço é porque ele esqueceu que ele existe.

Essa ferramenta evita que isso aconteça criando um fluxo de lembretes para que, quando o cliente estiver disposto a comprar um produto ou serviço semelhante ao que você oferece, sua empresa seja sua primeira escolha.

Imediato

No caso de teres notícias ou promoções para promover a venda durante certas épocas do ano, os e-mails são um excelente canal para torná-los conhecidos instantaneamente e no momento em que precisarem.

Tem que quando usas informações personalizadas de acordo com o perfil do teu cliente, tua porcentagem de fechamento (conversão) será ainda maior.

O envio em massa não está enviando SPAM

A vantagem do email marketing reside na sua grande escalabilidade.

É possível enviar e-mails facilmente em grande escala, mas isso não significa enviar conteúdo indesejado para todos na lista de contatos.

A imagem das campanhas de mala direta foi afetada pelo envio freqüente de emails inúteis para pessoas que não solicitaram o recebimento dessas mensagens.

Leve em conta que o email marketing é mais bem sucedido, seu banco de dados deve ser atualizado e deve ser uma lista de contatos que já aceitaram receber emails.

Para evitar isso, aconselhamos a inclusão de um sistema com base em permissões ou opt-in duplo, para que os destinatários possam se registrar voluntariamente em seus e-mails. Desta forma, você terá um banco de dados realmente interessado em receber suas mensagens.

Digital Tugas - What is Email Marketing - not sending SPAM

Tipos de e-mails

De acordo com o teu uso, aqui estão algumas maneiras pelas quais os emails podem ser catalogados:

  • Os boletins informativos ou boletins informativos geralmente apresentam as novidades da tua empresa (novos recursos ou serviços) e / ou resumem o melhor do teu blog.
    Eles permitem que fiques na mente dos teus destinatários e os inspire.
  • As campanhas de email estão mais focadas em marketing e vendas. Uma campanha pode consistir em 3 a 10 emails por vários dias ou semanas.
    Por exemplo: uma oferta para o dia das mães, ofertas especiais para as festas de fim de ano, o lançamento de um novo produto, etc.
  • Os emails transacionais, como o nome diz, são enviados após uma transação.
    Estes são, por exemplo, e-mails de confirmação de reserva, e-mails de boas-vindas quando alguém assina seu boletim informativo ou redefine a senha.

Algumas dicas para ter campanhas de sucesso

Agora que sabes mais sobre os diferentes tipos de e-mail e teus interesses para o teu negócio, é hora de seguir para os principais pontos do marketing por e-mail.

Se não tiveres uma estratégia de email implementada, poderad perder oportunidades de vendas e, portanto, dinheiro. É hora de consertar isso, agora explicaremos como.

1. A necessidade de uma solução de e-mail marketing

O passo 1 de uma estratégia de email eficaz é a escolha da tua ferramenta de e-mai marketing. Na verdade, é essencial usar o software para enviares e-mails por vários motivos.

A primeira é que as plataformas de envio de e-mail permitam que te certifiques de que teus e-mails sejam enviados aos teus destinatários e possas criar facilmente campanhas sem a necessidade de conhecimento de design ou ate mesmo programação.

Um software de e-mail marketing permite que consigas gerenciar as assinaturas dos teus e-mails (uma obrigação legal que discutiremos em seguida), mas também cria teus e-mails com facilidade. Com alguns cliques, podes criar um formulario informativo que motive os visitantes a ler e que atendam aos teus objetivos.

As plataformas de envio de e-mail também permitem acompanhar as estatísticas de suas mensagens enviadas: podes ver quais são teus e-mails com melhor desempenho e obter mais informações sobre teu público-alvo por meio da taxa de abertura, cliques e reatividade.

Por último, mas não menos importante, o software de e-mail economiza teu tempo! Enviar e-mails um a um pelo Outlook ou pelo Gmail é arriscado, mas também requer muito tempo e produz poucos resultados.

Dependendo da plataforma que usas, o comportamento dos destinatários é monitorado em tempo real, permitindo avaliar o resultados de tuas campanhas em minutos.

A análise desses resultados fornecerá uma ideia melhor dos objetivos alcançados e do perfil dos teus destinatários, o que marcará o sucesso de tuas próximas campanhas.

É por isso que é importante ter uma plataforma de serviços que ofereça a ferramenta necessária para acompanhar suas campanhas de marketing por e-mail.

2. Recolha e-mails legalmente

Para enviar e-mails, precisarás logicamente de endereços de e-mail. No entanto, a maneira em que os recolhes são muito importantes. O RGPD é um regulamento europeu que protege os dados pessoais dos consumidores, incluindo seus endereços de e-mail.

Para recolher e-mails legalmente, eles precisam passar por um processo chamado “opt-in”. Saiba mais sobre a assinatura e o RGPD aqui.

3. Segmentar teus contatos

Quanto mais cresce a tua lista de contatos, é aconselhável fazer grupos e personalizar as tuas mensagens de acordo com seus interesses, estágio de compra, pontuação de leads, idade, etc.

As possibilidades são muitas! Isso permite que continues fornecendo a cada pessoa na tua lista conteúdo relevante e personalizado.

Digital Tugas - What is WordPress? - How to Install WordPress

4. Melhorar tua capacidade de entrega

Entregabilidade é um termo derivado de “deliverability” em inglês. É um conceito que se refere aos emails enviados com sucesso para os destinatários. Ao contrário dos e-mails que são enviados diretamente na pasta de spam (spam), o que significa que eles raramente são lidos.

A capacidade de entrega dos teus emails depende de fatores técnicos e comportamento. Em termos concretos, isso significa que a qualidade dos teus e-mails influencia sua recepção, em todos os sentidos da palavra.

Evite determinadas palavras como “Gratis”, mantenha uma lista de contatos atualizados e adicione um link para cancelar a inscrição são boas práticas que melhoram sua capacidade de entrega.

5. Crie um design bonito e profissional

No marketing, o caminho importa tanto quanto a substância. Seja qual for a sua mensagem e o valor que ela tem para o seu público, ninguém a lerá se o meio pelo qual ela é transmitida não for legível. O truque para criar e-mails agradáveis ​​para ler enquanto economiza tempo é usar modelos de e-mail.

Escolha um modelo para seus e-mails personalizados com as cores da sua empresa. Você só terá que modificar o texto de seus diferentes e-mails.

Ao usar o MailChimp, não precisas nem mesmo de um designer, o editor de arrastar e soltar simplesmente permite que personalizes os teus e-mails enquanto cria um design limpo e profissional.

6. Personaliza teus e-mails

Todos gostamos de nos sentir um pouco especiais.

Por outro lado, também nos sentimos muito rápidos quando alguém não escuta o que dizemos. Também é válido no email marketing! A personalização de seus e-mails é essencial para criar um relacionamento real de confiança com seus clientes atuais e potenciais.

Isso significa usar seu nome no início do e-mail (“Olá, Claudia”), mas também através de recursos mais avançados, como personalização dinâmica, que permite oferecer aos seus destinatários produtos diferentes de acordo com suas preferências.

Esses detalhes têm um efeito profundo na sua abertura, cliques e, portanto, nas taxas de conversão.

Escolhendo as ferramentas de marketing por e-mail indicadas

Existem vários programas gratuitos de email marketing, mas para tomar uma decisão informada e relevante para o seu negócio, aqui estão as perguntas que você deve se fazer:

Quantos contatos tens e planeias ter em um ano?
Quantos e-mails planeias enviar em um ano?
Que tipo de email gostaria de enviar? (transacional e / ou marketing)
Existe uma solução e suporte ao cliente em seu idioma?

Essas perguntas que te ajudarão a determinar a tua plataforma de e-mail de acordo com as tuas necessidades.

Digital Tugas - O que é E-mail Marketing - Email no Telefone

Feeling social?

FACEBOOK • INSTAGRAM • TWITTER • PINTEREST
Follow Us On Social Media